sábado, 17 de outubro de 2009

Mensagens ocultas em logos famosas

Recebi este link na lista do Yahoo de design gráfico. Neste artigo, o autor mostra uma série de logotipos (ou logomarcas, para aqueles que não se incomodam em usar este termo :P ) em que os elementos visuais criam formas "secundárias", não totalmente explícitas ao observador mais desavisado. Ainda segundo o autor do artigo, estas formas agregam outros significados à logomarca.

O que acho interessante é pensar se o uso deste artifício nos logotipos realmente é proposital, ou seja, será que o designer que criou a logomarca pensou em inserir tal mensagem oculta? Na maioria dos casos apresentados neste artigo parece que sim, mas será que isso é funcional? Será que é possível afirmar que todas as pessoas notam estes detalhes? Na mesma lista de discussão de design gráfico, li uma resposta de um outro membro se referindo à Teoria da Gestalt. Acho que uma lida mais aprofundada neste assunto pode ajudar a jogar luz às questões acima...

Mas eu não tenho uma opinião fechada sobre isso... acredito que no processo de criação de logomarca existe muito espaço para o acaso, apesar de todos os controles e objetivos que existem em tal criação. Acho que qualquer coisa observada por outras pessoas é passível de ser interpretada de forma diferente. Entendo que estudos de como nós enxergamos e damos forma ao mundo tem suas limitações. Acho um pouco pretensioso acreditar que temos o total conhecimento de como nossa percepção funciona. Bom, mas segue o link para quem se interessar:

Mensagens ocultas em logos famosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário